Se você, assim como a maioria dos brasileiros, está em busca de crédito, provavelmente já sabe da existência do score. Essa pontuação indica se uma pessoa tem o perfil de bom pagador. Mas você sabe como consultar o score pelo CPF de forma gratuita e online?

Neste texto, você vai ver não apenas como fazer isso, mas também vai conhecer as faixas de score. Além disso, ainda vai ver como melhorar sua pontuação.

O que é Score do CPF?

Antes de mais nada, vamos detalhar um pouco mais sobre o que é o score. E, principalmente, qual a relação dele com empréstimos, financiamentos e cartões.

A palavra score significa pontuação em inglês. Ou seja, o score de crédito é como uma nota que cada pessoa recebe para seu comportamento financeiro.

Desse modo, a pontuação considera uma série de critérios para indicar a chance de você manter as contas em dia. Entre os critérios avaliados estão, por exemplo:

  • Histórico de negativação;
  • Consultas para serviços e crédito;
  • Pontualidade de pagamentos (Cadastro Positivo);
  • Relacionamento financeiro (tempo de conta e de acesso a crédito);
  • Cadastro atualizado nos birôs de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista.

Como resultado, quanto maior o score, maior a probabilidade de ficar no azul, sem dívidas.

Score e crédito

A relação entre o score e o crédito passa pela confiança, pela credibilidade. Para que uma instituição financeira decida emprestar dinheiro, é preciso ter confiança de que vai receber o valor no prazo.

Assim, o score se torna uma das principais ferramentas na análise de crédito. É mais fácil um banco conceder um empréstimo para quem tem maior chance de pagar a dívida em dia.

Por outro lado, uma pessoa com risco de inadimplência maior vai ter um custo maior para passar confiança. Por isso, é mais difícil ou mais caro conseguir um empréstimo quando seu score de crédito está baixo.

No entanto, é importante deixar claro que não é impossível conseguir crédito quando sua pontuação está baixa. Da mesma forma, não é 100% garantido que seu empréstimo vai ser aprovado se sua pontuação for maior que 700.

Conheça as faixas de score

Conforme mencionamos, existem faixas de pontuação que podem ser consideradas altas ou baixas. Isso porque, o score de CPF varia de 0 a 1.000 pontos e, de forma ampla, tem 3 faixas de classificação.

Score de CPF entre 0 a 399

Consumidores que estão com o score do CPF nesta faixa têm poucas ofertas de crédito, e em geral, elas são caras. Isso porque o risco de não pagar as parcelas é alto.

Se você está com o score baixo, temos várias dicas para te ajudar a resolver isso pela internet.

Score entre 400 e 699

Na faixa do meio, os consumidores já passam a ter acesso a alguns tipos de crédito, como cartão. Além disso, também fica mais fácil abrir contas digitais.

Score a partir de 700

Na mais alta faixa do score de CPF, é grande a chance de conseguir aprovação em um pedido de crédito.

Como aumentar o score do CPF?

O melhor caminho para aumentar o score do CPF rápido é, em primeiro lugar, quitar as dívidas no seu nome. Em segundo lugar, não buscar crédito em muitos lugares em pouco tempo. Por fim, manter o Cadastro Positivo ativo e atualizar seus dados (endereço, telefone e e-mail) nos birôs de crédito. E, claro, pague suas contas sempre no prazo.

Mas para que serve o Score?

Em resumo, o score serve para indicar se um consumidor é bom pagador ou não. Assim, ele é a principal ferramenta que bancos e financeiras usam quando fazem a análise de crédito.

Quando um cliente pede empréstimo, o banco pesquisa score do consumidor nos birôs de crédito. Como resultado, o banco consegue avaliar o risco de emprestar dinheiro e decide se concedem ou não o crédito.

Cada birô de crédito possui uma forma diferente de calcular o score. Isso porque cada um define um peso diferente para cada critério, como histórico de dívidas, pagamento de crédito ou consultas.

Mas uma coisa é válida para qualquer score de CPF: quanto maior a pontuação, mais fácil conseguir crédito, com melhores taxas.

Consultar meu score pelo CPF

Independente de consultar seu score pelo CPF na Serasa ou na Boa Vista, você vai precisar de apenas 3 passos. Assim, você vai conseguir consultar sua pontuação grátis e pela internet.

  1. Em primeiro lugar, você vai precisar acessar a Serasa ou Boa Vista.
  2. Em seguida, terá que preencher um cadastro. Caso já tenha, basta informar CPF e senha.
  3. Por fim, verá na tela sua pontuação atual e mais informações sobre como aumentar seu score.

Na Serasa, você pode consultar seu score pelo CPF pelo site serasa.com.br ou pelo app. O aplicativo está disponível no Google Play ou na App Store.

Na Boa Vista, a consulta do score pelo CPF é feita pelo site consumidorpositivo.com.br ou também pelo aplicativo. Neste caso, o app também está disponível no Google Play ou na App Store.

4 vantagens de consultar score pelo CPF

Agora que você já entendeu o que é para que serve a pontuação, é importante saber as vantagens de consultar o score pelo CPF. Certamente, ao acompanhar de perto sua nota, você saberá o momento certo de pedir crédito.

Além disso, se observar que a pontuação está baixa, poderá tomar atitudes rápidas para aumentar o seu score. Como resultado, vai melhorar suas chances de aprovação. Então, vamos às vantagens.

Consultar score online é grátis

Quer seja na Serasa, quer seja na Boa Vista, você não paga nada para consultar seu score pelo CPF online. Além disso, você pode consultar quantas vezes quiser e precisar. Mas se o seu objetivo é consultar o CPF de terceiros, aí tem custo.

Melhorar os hábitos financeiros

No momento em que você consulta o seu score, fica sabendo quais critérios estão impactando a sua pontuação. Dessa forma, entende o que precisa mudar nos seus hábitos financeiros para melhorar a sua nota de crédito.

Por exemplo, se na consulta você descobre que está negativado, já recebe as orientações para quitar as dívidas. Ou, por outro lado, se o score está baixo por causa das consultas frequentes, você pode passar um tempo sem buscar crédito.

Crédito consciente

Outra vantagem de consultar o score pelo CPF é que você entende melhor como a análise de crédito funciona. Assim, sabe que com uma pontuação melhor, você consegue empréstimo com melhores condições e menores taxas de juros.

Em outras palavras, você passa a buscar crédito consciente e paga menos pelo dinheiro que toma emprestado.

Além disso, você fica ciente de que se buscar crédito em muitos lugares em pouco tempo, sua pontuação vai cair. Dessa maneira, seu score fica prejudicado se você tiver muitas consultas ao CPF.

Evita a inadimplência

Por fim, a quarta vantagem de consultar o score pelo CPF é evitar a inadimplência ou o superendividamento. Se você consultar sua pontuação com frequência, vai ter um estímulo para controlar as finanças e manter as contas em dia.

Como resultado, você vai reduzir as compras desnecessárias e vai renegociar as dívidas atrasadas para limpar o nome. Ou seja, pode usar a nota de crédito como sinalizador da sua vida financeira.

Conclusão

O acesso ao crédito, seja empréstimo pessoal ou financiamento imobiliário, ainda não é uma realidade para muitos brasileiros. Isso, certamente, dificulta a realização de sonhos como a casa própria.

No entanto, quando você conhece o score e entende o papel dele na sua vida financeira, algumas coisas podem mudar. A primeira delas é você cuidar mais de perto dos seus hábitos e, consequentemente, melhorar a forma como o mercado te avalia.

Por fim, com todas as informações que você viu aqui, já sabe a importância de consultar score pelo CPF. E, mais do que isso, já sabe que pode fazer isso de forma gratuita e online. Então, que tal aprender como fazer um empréstimo com FGTS?