Durante o processo de se inscrever para o Auxílio Emergencial, muitas pessoas se depararam com o erro: CPF na Base do Cadun. Se esse foi o seu caso e não sabe como resolver, vamos te mostrar o passo a passo.
Conforme dissemos acima, a mensagem de CPF na base do Cadun aconteceu com mais frequência em abril de 2020. Já que foi o momento em que o governo liberou o auxílio emergencial de R$ 600.
No momento em que as pessoas faziam o cadastro no app Auxílio Emergencial Caixa, aparecia a informação de erro.
Nesse conteúdo, você verá o que é o erro CPF na Base do Cadun e como resolver. Além disso, aqui você vai saber tudo sobre o Cadun e as situações cadastrais do seu CPF e ainda:
Antes de mais nada, o que é Cadun?
A sigla Cadun significa Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Ele também pode aparecer em alguns sites como CadÚnico.
De acordo com o governo, o CadÚnico é um registro para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda. A operação e atualização do Cadastro é feita pelas prefeituras.
As pessoas que se inscrevem no Cadastro Único podem solicitar a participação em vários programas sociais, por exemplo:
- Bolsa Família.
- Minha Casa, Minha Vida.
- Tarifa Social de Energia Elétrica.
- telefone Popular e Carta Social.
- Brasil Carinhoso.
- Passe Livre para pessoas com deficiência.
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos.
- ID Jovem.
- Programa de Cisternas.
- Carteira do Idoso e aposentadoria para pessoas de baixa renda
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
- Bolsa Verde: um programa de apoio à conservação ambiental.
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.
O objetivo do Cadun é reunir o cadastro de quem precisa de assistência social. E, por meio dos programas, o foco é reduzir a desigualdade social.
Mas atenção, cada programa tem uma exigência diferente. Em primeiro lugar, sempre mantenha seu cadastro atualizado para solicitar a inscrição nos programas sociais.
O que significa CPF na base do Cadun?
De acordo com a Caixa, a mensagem Erro – CPF na Base do Cadun aparece para quem já está no Cadastro Único.
Ou seja, quem já havia feito o cadastro para algum outro programa social do governo federal que está no Cadun.
Por exemplo, quem já recebia o Bolsa Família antes do lançamento do Auxílio Emergencial não precisava fazer um novo cadastro.
Conforme anúncio do governo em abril de 2020, só precisavam fazer o cadastro as pessoas nas seguintes condições:
- Trabalhadores informais;
- Desempregados;
- Contribuintes individuais da Previdência;
- MEIs.
Quem preenche o cadastro, mas já faz parte do Cadun, recebe essa mensagem de erro. E, dessa forma, a autorização para receber o Auxílio Emergencial é avaliada com base nos dados do cadastro existente.
Para saber se essa situação acontece com você, siga o passo a passo:
- Em primeiro lugar, baixe o app Caixa Auxílio Emergencial. Ele está disponível gratuitamente na Google Play para celulares Android e na App Store para iPhones.
- Logo após baixar o app, preencha os dados com nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
- Em seguida, aparece a mensagem CPF na base do Cadun, para quem já tem o Cadastro Único.
No entanto, se você acessar o app com cadastro que possui, vai aparecer se o benefício foi aprovado ou negado.
Erro base Cadun
Conforme as informações acima, receber a mensagem de erro CPF na base Cadun não é por si uma condição ruim. Já que significa que você já faz parte de outros programas sociais e que o governo já tem os seus dados.
No entanto, junto com o erro base Cadun, vieram outros problemas com CPF que atrapalhou muita gente. Por exemplo, o CPF suspenso.
Também por causa do Auxílio Emergencial, a Receita Federal precisou regularizar mais de 11 milhões de pessoas que tinham pendências eleitorais.
Ou seja, milhões de pessoas tiveram um problemas mais graves que o erro na base Cadun para resolver.
Para saber se o seu CPF está suspenso, irregular ou inconsistente, siga o passo a passo:
- Acesse o Comprovante de Situação Cadastral no CPF no site da Receita Federal.
- Em seguida, informe seu CPF e sua data de nascimento.
- Por fim, faça a confirmação de que você não é um robô e clique em “consultar”.
Logo depois, você verá seus dados e qual é a situação cadastral do seu CPF. Assim, é possível confirmar se o CPF está suspenso ou não.
Caso esteja, confira as nossas dicas e orientações para regularizar CPF suspenso.
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Como resolver o CPF na base do Cadun?
De fato, o cadastro no app Auxílio Emergencial Caixa é apenas para quem não está no CadÚnico nem recebe Bolsa Família.
Então, se aparecer a mensagem de erro CPF na base do Cadun, não é preciso preencher um novo cadastro.
Dessa forma, se você já atende os critérios estabelecidos pelo governo, vai receber o Auxílio Emergencial automaticamente. Ou seja, sem preencher um novo cadastro.
O que é o Auxílio Emergencial?
Falamos tanto sobre o benefício, mas é importante deixar claro o que é e quem tem direito ao Auxílio Emergencial.
Em resumo, ele é um valor pago pelo governo federal para diminuir o impacto que a pandemia do Coronavírus (COVID-19) teve na economia.
Em 2020, as pessoas que tinham direito ao benefício receberam R$ 600 por mês. No caso das mulheres que sustentam o lar sozinhas com filhos, o benefício era de R$ 1.200.
Com a virada do ano, o Auxílio Emergencial foi revisto e reduzido e passou a ter os seguintes valores:
- R$150 por mês para famílias de apenas uma pessoa;
- R$250 por mês para famílias de mais de uma pessoa;
- R$375 por mês para famílias chefiadas por mulheres sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de dezoito anos de idade.
Por que existe o Auxílio Emergencial?
A pandemia do Coronavírus (COVID-19) trouxe a necessidade de isolamento social e quarentena. Com isso, muitas pessoas perderam o emprego e os trabalhadores informais tiveram uma queda brusca na renda.
Por isso, os governos de todo o mundo criaram programas de transferência de renda para ajudar as pessoas mais vulneráveis.
Aqui no Brasil não foi diferente. Então o governo federal criou um Projeto de Lei para liberar o Auxílio Emergencial de R$ 600 inicialmente.
O benefício visava principalmente os profissionais informais e desempregados. Com isso, a meta era reduzir os danos econômicos da crise do coronavírus.
Quem tem direito ao Auxílio Emergencial?
Para que você esteja apto a receber o benefício, é preciso ter mais de 18 anos e estar nos seguintes casos:
- Ser trabalhador informal.
- Estar desempregado.
- MEI (microempreendedor individual).
- Ser contribuinte individual da Previdência.
Além disso, também existe o limite de renda estabelecido por lei para receber o Auxílio.
- Renda familiar mensal menor do que 3 salários mínimos ou renda por membro da família menor que meio salário mínimo.
- Não pode ter rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, conforme a declaração do Imposto de Renda.
Outros casos que não pode receber o Auxílio Emergencial são:
- Funcionários públicos.
- Pessoas que recebem seguro-desemprego.
- Aposentados, pensionistas ou pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Conclusão
Para que você tenha ainda mais informações sobre o Cadastro Único, pode acessar o site do governo sobre programas sociais.
Lá, você também encontra o caminho para fazer denúncia em casos de irregularidades em relação ao CadÚnico.
Por fim, agora que você já sabe o que é o erro – CPF na Base do Cadun, compartilhe esse conteúdo. Assim, pode ajudar alguém que ainda tenha essa dúvida e não saiba como resolver.