O CPF é um dos mais importantes documentos que nós temos. Com toda a certeza, ficar com o CPF suspenso não é uma situação agradável. Imagina a quantidade de serviços que você utiliza que precisam desse documento.

Então, se você está com o CPF suspenso, vamos te mostrar como regularizar essa situação e muito mais.

Antes de mais nada, é preciso fazer a consulta ao CPF e saber como está a sua situação cadastral.

Consultar CPF suspenso

Para que você veja em detalhes como consultar o CPF online grátis, fizemos um guia completo e simplificado.

Em resumo, você pode fazer a consulta ao CPF nos birôs de crédito como Serasa, Boa Vista SCPC ou SPC. Desse modo, você fica sabendo como está o seu nome no mercado de crédito.

Mas é na Receita Federal que você descobre como está sua situação cadastral. Ou seja, se seu CPF está regular, suspenso, pendente de regularização ou cancelado.

Dessa forma, é no site da Receita Federal que você verifica a situação cadastral e regulariza o CPF suspenso.

Passo a passo para consultar CPF suspenso

  1. Acesse a página de Comprovante de Situação Cadastral no CPF da Receita Federal.
  2. Informe o CPF e, em seguida, a data de nascimento.
  3. Por fim, confirme que você não é um robô e clique em “consultar”.

Logo após os seus dados (CPF, nome completo e data de nascimento), aparecerá a situação cadastral. Assim, você confirma se o seu CPF está suspenso ou não.

CPF suspenso: o que significa?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento que identifica as pessoas no banco de dados da Receita Federal. Ele é usado não apenas na Declaração do Imposto de Renda, mas também nos serviços financeiros.

Em outras palavras, para abrir uma conta em um banco, pedir um cartão ou um empréstimo, você precisa do CPF. Só para exemplificar, em 2020, na liberação do Auxílio Emergencial, muita gente teve problemas porque estava com o CPF suspenso.

De acordo com a Agência Brasil, em abril de 2020, a Receita regularizou 11 milhões de CPFs com pendências eleitorais.

Em resumo, a suspensão do CPF significa que o Cadastro da Pessoa Física está incorreto ou incompleto. No entanto, nesse caso, não há pendência na entrega das declaração do IR.

Caso haja, por exemplo, alguma declaração pendente de entrega, o CPF fica com situação cadastral pendente de regularização. Para resolver esses casos, é necessário entregar as declarações faltantes dos últimos 5 anos.

CPF irregular: O que Fazer? Passo a Passo

Motivo para ficar com o CPF suspenso

Na maioria dos casos, o motivo da suspensão está relacionado com alguma pendência eleitoral. Em outras palavras, as pessoas ficam com o CPF suspenso por não votar. 

Por exemplo, se você não compareceu às últimas eleições e também não justificou a ausência, isso consta no seu Título de Eleitor.

E já que a Receita e a Justiça Eleitoral têm compartilhamento de informações, isso tem efeito no CPF. Consequentemente, para regularizar o seu CPF suspenso, é preciso acertar as contas com a Justiça Eleitoral.

Quais as consequências?

Uma das consequências de ter o CPF suspenso, conforme dissemos acima, é não receber o Auxílio Emergencial. Mas não é só isso que pode acontecer.

Quem fica nessa situação pode ter problema em várias situações, por exemplo:

  • Não conseguir abrir uma conta corrente ou mesmo conta poupança;
  • Ter pedido de empréstimo pessoal negado mesmo com o nome limpo;
  • Ser proibido de tirar o passaporte;
  • Ficar impedido de participar de concursos públicos;
  • Não receber aposentadoria;
  • Não conseguir ser contratado em um novo emprego;
  • Deixar de receber um prêmio da loteria;
  • Ser impedido de comprar ou vender imóveis.

CPF suspenso bloqueia conta poupança?

Além das situações acima, o banco pode cancelar a conta de quem ficar com o CPF suspenso por mais de 90 dias. Com isso, é possível que a conta poupança seja bloqueada por suspensão do CPF.

Sem dúvida, esses pontos já são motivos suficientes para você regularizar a suspensão do CPF, certo? Então, não perca tempo, é possível fazer a regularização na Receita Federal online.

Como regularizar CPF suspenso pela internet

Conforme informações da Receita Federal, é possível regularizar CPF suspenso pela internet. Ou seja, online e grátis. Basta acessar a página do pedido de regularização do Cadastro de Pessoa Física da Receita.

Dessa forma, será preciso preencher um formulário com os seguintes campos:

  • Número do CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Gênero;
  • Naturalidade (ou seja, município de nascimento) e UF (unidade federativa)
  • Título de Eleitor;
  • Nome da mãe completo;
  • Documento válido (pode ser, por exemplo, RG ou CNH, Certidão de Nascimento ou de Casamento).

Em seguida, você precisará preencher seus dados de contato:

  • Endereço completo (CEP, cidade, Estado, logradouro e número)
  • Telefone com DDD.

Mas atenção! Esse procedimento para regularização do documento só pode ser feito para os casos de CPF suspenso. 

Se você tiver dúvida sobre a sua situação cadastral, verifique antes na consulta ao CPF na Receita Federal. É grátis e online.

A solicitação de regularização de CPF só é permitida para situação cadastral suspensa. Em caso de dúvida, verifique a situação cadastral do seu CPF.

Como resolver presencialmente

Eventualmente, se você não conseguir regularizar seu CPF online, pode procurar o atendimento presencial. Nesse sentido, pode ir a um dos Cartórios de Registro Civil conveniados, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Entretanto, nessas instituições, o serviço de regularização é cobrado. O custo é de R$ 7, de acordo com o site da Receita Federal.

Além de pagar, você deverá apresentar os documentos necessários:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo).
  • Título de Eleitor. 

Enquanto houver a pandemia do Coronavírus (COVID-19), os eventuais atendimentos por e-mail precisarão conter uma selfie segurando o documento de identidade aberto.

Embora muitos casos se resolvam facilmente pela internet, em algumas ocasiões é necessário ir a uma unidade da Receita Federal. Nessas situações, o contribuinte é informado no momento em que for fazer a solicitação.

Com isso, começa a correr o prazo de 90 para o comparecimento e a conclusão da regularização. Caso o contribuinte não compareça no prazo, a solicitação será cancelada.

Pendente de regularização

Outra situação cadastral, bem diferente da suspensão de CPF, é a pendência de regularização. Neste caso, o contribuinte era obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos e não entregou.

CPF suspenso significa ter o nome sujo?

Não. As duas situações não são a mesma coisa, nem mesmo uma depende da outra. Em outras palavras, você pode ter o CPF regular e estar com o nome sujo. Como também pode ter o CPF suspenso e não ter qualquer restrição de crédito.

De fato, a situação cadastral (regular, suspenso, cancelado ou pendente de regularização) é um status na Receita Federal.

Por outro lado, o nome sujo significa que você tem restrição financeira, está inadimplente nos serviços de proteção. 

Por exemplo, se você tem uma dívida negativada na Serasa, está com uma restrição de crédito. E, por isso, está com o nome sujo no mercado.

Embora as duas situações sejam bem ruins, elas são independentes. Então é possível acabar com o CPF suspenso na Receita e negativado no mercado.

Por isso, não se esqueça de manter sua situação regular na Justiça Eleitoral e na Receita Federal. E, além disso, mantenha as contas em dia para não ficar inadimplente.

Conclusão

Ficar com o CPF suspenso não é o fim do mundo, mas ainda assim é uma situação desagradável. Especialmente se você precisa receber benefícios do governo como o Auxílio Emergencial, é fundamental ter o CPF regular.

Agora você já sabe como regularizar o seu CPF, caso sua situação cadastral esteja suspensa. É possível fazer a regularização gratuitamente pela internet no site da Receita.

E para que não volte a ter o CPF suspenso, lembre-se de votar em todas as eleições. Ou, em caso de ausência, faça a justificativa eleitoral no prazo correto. Assim, seu CPF ficará sempre regular na Receita Federal.

Por fim, aproveite para conferir todos os conteúdos que preparamos sobre a pontuação do CPF, o score de crédito.

CPF Infantil: Como Fazer Online?

O que é Score de Crédito? [GUIA COMPLETO 2021]

Como Aumentar o Score Urgente? [Passo a Passo]

CPF na Nota Aumenta o Score? Entenda Melhor

Score Baixo? Saiba Como Resolver Online!

Como Aumentar o Score Itaú? [Passo a Passo]

FAQ

Como regularizar o CPF pela internet?

De acordo com a Receita Federal, é possível regularizar o CPF Suspenso pela internet. Basta acessar a página do pedido de regularização do Cadastro de Pessoa Física da Receita. Além disso, também é possível fazer a regularização em uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica. Ou ainda, você pode regularizar seu CPF nos Cartórios de Registro Civil.

Quais os motivos do CPF suspenso?

O principal motivo para ficar com o CPF suspenso é por não votar. Ou seja, por pendência eleitoral. Mas, de forma geral, é possível ter o CPF suspenso por qualquer falta de dados ou incorreção nas informações. Em outras palavras, por inconsistência no nome, data de nascimento ou filiação.