Nos últimos anos, várias empresas de tecnologia se tornaram muito conhecidas por oferecerem serviços práticos e inovadores. No setor financeiro, um dos principais exemplos é o Nubank,  dono da NuConta.

A empresa, criada em 2013, ficou famosa por seu cartão de crédito roxo, com serviço 100% digital e sem tarifas. Agora, a fintech apresenta a NuConta.

Mas o que é isso? Como funciona? Ela é conta corrente? Um passo de cada vez, vamos explicar todos esses pontos e muito mais, como benefícios e como fazer a sua.

 

NuConta é conta corrente ou conta poupança?

Na verdade, ela não é nenhuma das opções acima. O Nubank não oferece conta poupança. A NuConta é oficialmente uma conta de pagamentos. Ela funciona como uma conta corrente digital totalmente gratuita e de uso individual por pessoas físicas. Isso quer dizer que, além de não ter a opção de conta empresa, ela possui algumas restrições, como:

  • Saque restrito e com taxa de R$ 6,50 por operação;
  • Não aceita depósito por cheque nem por boleto bancário;
  • Começou a oferecer função débito no início de 2019.

 

Como funciona o serviço da NuConta?

Para ter uma NuConta, você precisa apenas:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Morar no Brasil; e
  • Ter um smartphone com sistema operacional compatível com o aplicativo (Android versão 4.4 ou superior ou iOS versão 10 ou superior).

Além disso, não é feita nenhuma análise de crédito. Ou seja não é feita a famosa consulta na Serasa ou no SCPC. Isso quer dizer que até quem está negativado pode abrir uma conta do Nubank. Basta acessar o site da NuConta e preencher um cadastro simples.

 

Quais os benefícios da NuConta?

Além de não ter anuidade nem taxa de manutenção, ela oferece transferências gratuitas e ilimitadas para qualquer banco. Outras vantagens da NuConta são:

  • Abertura da conta pelo aplicativo, sem taxa, consulta ou burocracia;
  • Dá para fazer pagamento de boletos como água, luz, telefone e até compras online;
  • Enquanto seu dinheiro fica na conta, ele rende mais do que a poupança;
  • Pagamento da fatura do roxinho com o saldo da conta e liberação automática do limite.
  • Não precisa ter o cartão do Nubank para abrir a NuConta.

 

Como o dinheiro na conta rende mais do que a poupança?

Por ser uma conta de pagamento, o dinheiro depositado na NuConta não pode ser usado pela empresa para emprestar para terceiros nem para investimentos de risco. Com isso, o saldo da conta é investido em títulos públicos, como o famoso Tesouro Direto.

A rentabilidade, segundo a empresa, é de 100% do CDI. Bastante parecida com o Tesouro Selic. O que é bem melhor do que a poupança, que está fixada em 70% da Selic mais a TR (Taxa Referencial).

Após abrir a sua conta, você terá um número de agência e de conta corrente para receber depósitos e transferências. Atualmente, o número de agência da NuConta é 0001, mas não existe agência física do Nubank, ok?

O código de compensação da NuConta é o 260. E a instituição está cadastrada como Nu Pagamento. Esse número será usado sempre que você fizer uma transferência, DOC ou TED, de outro banco para sua conta.

 

O Nubank é um banco?

Ele ainda não tem permissão para funcionar como banco, mas já solicitou essa autorização ao Banco Central. Quando isso acontecer, a NuConta poderá se transformar em conta corrente, e a empresa poderá oferecer mais serviços.

Por causa disso, a NuConta ainda não substitui uma conta corrente tradicional, mesma as de bancos digitais, como Inter, Neon, Next ou Original. Mas ainda assim, é possível fazer a portabilidade do salário para a conta do Nubank. É só fazer esse pedido diretamente pelo aplicativo.

Agora que você já sabe que a NuConta não é uma conta corrente, que tal conhecer um pouco mais sobre outros serviços das fintechs brasileiras? Confira o nosso conteúdo e poupe o seu dinheiro!

 

FAQ

Quanto rende o NuConta?

O rendimento da NuConta é de 100% do CDI, que, ao ano, garante uma rentabilidade de 5%, muito próxima da taxa Selic