O score de crédito, aquela pontuação que demonstra seus hábitos de pagamento, muda de uma empresa para a outra. Você sabia disso?

Muita gente até sabe, porque faz a consulta do CPF e descobre que cada site mostra um valor. Mas entre Score Serasa x Boa Vista, qual é o melhor? Afinal qual é o oficial? E ainda mais por que eles são diferentes?

Com toda a certeza são muitas dúvidas, e vamos explicar uma por uma. E assim vamos te ajudar a entender como as informações de crédito são levadas em consideração.

Para que serve a pontuação de crédito?

Antes de mais nada, é bom saber que o score ou pontuação de crédito serve para uma instituição financeira, como os bancos, durante a análise de crédito.

Em resumo, o objetivo é entender melhor o comportamento de crédito de cada consumidor e decidir se empresta ou não o dinheiro.

Imagine que você pediu um cartão, mas a empresa não te conhece. Ou seja, você é um cliente novo. Desse modo, cComo ela vai saber se pode confiar que as faturas serão pagas sempre em dia?

Uma forma é consultar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e assim avaliar o seu score de crédito.

A pontuação demonstra seus hábitos de pagamento, ou seja, é sua reputação financeira. Conforme o número que aparecer, os bancos e financeiras terão mais confiança em te emprestar dinheiro.

Mais sobre Score

O que é Score de Crédito? [GUIA COMPLETO 2021]

Como Aumentar o Score Urgente? [Passo a Passo]

Score Baixo? Saiba Como Resolver Online!

CPF na Nota Aumenta o Score? Entenda Melhor

Cadastro Positivo Aumenta o Score?

Cartão com Score Baixo: Como Solicitar?

Como Aumentar o Score Itaú? [Passo a Passo]

Qual é a diferença entre Score Serasa e Boa Vista SCPC?

Em primeiro lugar, a diferença entre Score Serasa e Boa Vista é que cada um é feito por um bureau de crédito (leia-se birô de crédito). Em outras palavras, são duas empresas concorrentes e que utilizam bases de dados diferentes para chegar à pontuação de crédito.

Além disso, outra diferença está na fórmula estatística usada por essas empresas. A Boa Vista SCPC, por exemplo, tem diferentes scores, que estimam o risco para 6 ou 12 meses.

A saber, o mais usado no caso dessa empresa é o score de 6 meses. Por outro lado, o Serasa Score faz cálculos para os próximos 12 meses a partir da consulta.

Serasa

A Serasa é uma empresa brasileira com mais de 50 anos e é especialista em informações para decisão de crédito. Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou a Serasa e, hoje, ela tem a maior base de dados da América Latina. Com isso, a empresa realiza mais de 6 milhões de consultas todos os dias.

Boa Vista SCPC

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) tem administração da Boa Vista, um bureau de crédito. A Boa Vista foi criada em 2010 e reúne, principalmente, informações do comércio, seja de dirigentes lojistas ou de associações comerciais.

A base de dados do SCPC capta informações de cartórios de protestos, do comércio e também de instituições financeiras.

Por que a pontuação entre Score Serasa e Boa Vista é diferente?

Por terem base de dados diferente, fórmula matemática diferente, o Score Serasa e Boa Vista são diferentes. Cada uma das empresas utiliza essa diferença para mostrar para os clientes (instituições financeiras) o que têm de melhor.

Se as pontuações fossem iguais, elas não teriam motivo para competir. A concorrência entre os bureaus de crédito faz com que ambos tentem ser o mais preciso no cálculo estatístico.

Os dois scores são muito importantes tanto para consumidores como empresas que concedem crédito. É com a diferença nos números que conseguimos mostrar no mercado nossos hábitos de pagamento.

Qual score é oficial?

Na disputa Serasa Score x Boa Vista não existe uma pontuação oficial. Até porque, o número não é o único ponto que é avaliado por instituições financeiras durante a análise de crédito. Dependendo de qual crédito você solicita, podem ser considerados:

  • Renda;
  • Capacidade de pagamento;
  • Nível de endividamento;
  • Garantias;
  • Relacionamento com crédito.

Como consultar score grátis?

Sim! Tanto Serasa como Boa Vista oferecem opção de consultar o score grátis por meio dos seus sites. Nos dois casos é preciso fazer um breve cadastro para poder verificar a pontuação.

Na Serasa, você deve acessar o site serasaconsumidor.com.br. Ao digitar o seu CPF, será encaminhado para o cadastro. É só informar seu CPF e senha para entrar.

Caso ainda não seja cadastrado, terá que preencher os dados (além do CPF, nome, data de nascimento, e-mail e senha). Após esses passos, aparecerá a sua pontuação na tela. E você pode consultar quantas vezes quiser.

Já na Boa Vista, o site é o consumidorpositivo.com.br. Logo no início aparece o botão “Consulte grátis seu CPF”. Ao clicar, você deverá preencher o cadastro com e-mail e senha.

Se for a primeira visita, será preciso informar: CPF, nome completo, data de nascimento e um número de celular. Em seguida, você já verá o seu score na Boa Vista SCPC.

Além do Score Serasa e Boa Vista, também existe a consulta ao CPF do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Mas esse é pago! A consulta completa do CPF sai, atualmente, por R$ 9,90.

Agora você já sabe a diferença entre o score Serasa x Boa Vista. Que tal conferir algumas dicas para aumentar sua pontuação rapidamente? Temos um conteúdo completo para te ajudar a ter um score alto e conseguir aquele crédito desejado. Duvida? Corre lá!