A ideia do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é ser um empréstimo mais simples para o consumidor. E, por isso, muitas lojas de departamento oferecem o produto aos seus clientes.

No entanto, bancos ou instituições financeiras também podem oferecer o CDC. Além disso, outros tipos de compras a prazo também são consideradas crédito direto, como o próprio cartão de crédito.

Quem já precisou de dinheiro emprestado sabe que existem vários tipos de crédito no mercado. Um deles é o CDC. A sigla significa Crédito Direto ao Consumidor.

O nome pode não ser o mais familiar, mas se você já comprou, por exemplo, um eletrodoméstico naquelas parcelinhas a perder de vista, com certeza usou essa opção.

Como funciona o CDC?

Antes que você saia correndo para pedir um empréstimo ou qualquer tipo de crédito, lembre-se de pesquisar as alternativas e avaliar qual é a melhor para o seu bolso.

O crédito direto pode ser parcelado em até 60 meses, ou seja, 5 anos. E os juros aumentam conforme o prazo. Ou seja, quanto mais parcelas, maiores serão as taxas de juros.

Por outro lado, se você antecipar o pagamento das parcelas, consegue um desconto nos pagamentos seguintes ou pode até diminuir os juros.

Como comparar empréstimos?

A saber, os principais pontos que devem ser levados em conta são:

Observe também o histórico da financeira ou banco que você escolher. Assim você consegue saber se é confiável ou não.

Quais são as cobranças do Crédito Direto ao Consumidor?

Além dos juros, o crédito direto também tem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Outro ponto de atenção em relação ao CDC é que em muitos casos, o produto que você comprar pode ser uma garantia do crédito. Isso quer dizer que se você atrasar os pagamentos, pode perder o bem que comprou.

Quais documentos são necessários solicitar o CDC?

Como a maioria dos créditos, para solicitar, o CDC é preciso apresentar documentos de identidade (RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho). Também são necessários comprovante de renda para demonstrar que você terá como pagar o empréstimo em dia.

Por isso, é possível que seja feita uma consulta ao seu CPF na Serasa e no SPC. E você ainda pode ter que apresentar um comprovante salarial.

O que é Score de Crédito? [GUIA COMPLETO 2021]

Como Aumentar o Score Urgente? [Passo a Passo]

Score Baixo? Saiba Como Resolver Online!

Diferença entre Score Serasa e Boa Vista

CPF na Nota Aumenta o Score? Entenda Melhor

Cadastro Positivo Aumenta o Score?

Cartão com Score Baixo: Como Solicitar?

Caso o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) seja o tipo de crédito que você esteja procurando, tenha certeza de que ele cabe no seu bolso. E o principal, tome cuidado para não se perder nas várias parcelas