Muitas pessoas já passaram pela situação de pedir um empréstimo, um crediário ou um cartão de loja, mas ser negado por causa do tal do score de crédito, certo?

Quando isso acontece, no entanto, é comum que o atendente diga que a sua pontuação não foi aprovada.

Ou ainda que seu score de não é bom. Mas o que é score de crédito?

Se sua resposta foi “Nunca nem vi!”, então fique tranquilo. Porque depois do que vamos te mostrar, você vai saber exatamente do que se trata e – o melhor – vai saber do que ele é feito e como consultar o seu!

O que é score de crédito?

Nazaré pensando no score de crédito

Ele é muito conhecido como score de crédito ou score do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Em resumo, é uma pontuação que, na maioria das vezes, vai de 0 a 1.000.

A saber, ele indica quais as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.
Por isso, demonstra a sua relação com o mercado de crédito, seja empréstimo, financiamento, crediário ou cartão.

Ou seja, quanto maior o score do CPF, maior a chance de ficar no azul e não dever nada para ninguém. Por outro lado, se a sua pontuação estiver abaixo de 300 pontos, seu risco de ficar inadimplente é alto.

Entre 300 e 700 pontos, o risco é médio. Já para quem tem score de 700 para cima, então o risco é baixo. Saiba como aumentar o seu score.

O que é score bancário?

Esse é outro nome do score de crédito. Não é muito comum, mas em alguns lugares você pode ouvir esse termo.

Ele existe porque, em grande parte, o score é uma forma de os bancos como Itaú, Caixa, Santander, Banco do Brasil e outros avaliarem os clientes.

Isso porque as instituições financeiras são as que mais usam a pontuação do CPF para tomar as decisões de crédito.

Conheça mais sobre o score do Itaú

Imagina que alguém te pede um dinheiro emprestado, por exemplo. No entanto, não é um parente nem amigo. É uma pessoa que você de fato acabou de conhecer. Nesse sentido, como você decide se empresta ou não o dinheiro?

Uma forma de tomar essa decisão é avaliar as chances de receber o dinheiro de volta ou tomar um calote. Por isso os bancos e as financeiras criaram o score de crédito.

Quem inventou o score?

As formas de tentar avaliar o risco de um empréstimo existem, basicamente, desde a criação dos bancos. Isso aconteceu há centenas de anos.

O problema é que, antigamente, essa avaliação era feita com base no nome da pessoa na praça e no relacionamento com o banco.

Score einstein

Foi só nos anos 50, que dois americanos criaram um sistema imparcial e padronizado para avaliar o crédito.

O engenheiro Bill Fair e o matemático Earl Isaac fundaram a empresa Fair, Isaac e Companhia (FICO). As bases do que eles criaram são usadas até hoje pelos maiores bureaus de crédito do mundo.

Quais informações compõem o score de crédito?

O score pode variar de uma empresa para a outra e também pode mudar conforme a disponibilidade dos dados. Mas de uma forma geral, as informações usadas para calcular o score são:

  • Histórico de pagamento
    Você tem alguma dívida negativada? Cheque sem fundo no mercado? Protesto em cartório? Ações Judiciais? E participação em falência? Todas essas perguntas fazem parte do seu histórico de pagamento. Se você respondeu sim para qualquer uma delas, isso pode ter causado a queda da sua pontuação.
  • Uso de crédito e pontualidade
    Você tem cartão ou financiamento, e paga a fatura completa e as parcelas sempre em dia? Isso é bom para o score.
  • Atualização dos dados nos birôs de crédito
    Crédito é confiança. Para aumentar a confiança, seus dados devem estar sempre atualizados em birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista SCPC.
  • Busca por crédito
    Quantas vezes você pediu crédito nos últimos tempos? Pense direitinho. Quantos pedidos de cartão de loja? E os empréstimos pessoais? Crediários? Tudo isso, se for feito de forma desesperada pode prejudicar sua pontuação.

Superendividamento: O que é e Como Funciona?

Como o score é calculado?

A pontuação leva em consideração o peso, a importância de cada uma das informações acima para fazer uma estimativa.

Por exemplo, uma negativação no nome é mais importante que um dado não tão atualizado. Isso quer dizer que ter uma dívida no CPF derruba mais o seu score do que não fazer a atualização das informações.

Mas se você mantém bons hábitos em relação ao crédito seu score tende a subir. Esses hábitos são, por exemplo, pagar as contas em dia, não estar com nome sujo e ter os dados atualizados.

Qual o valor bom do score?

Hoje, no Brasil, não existe um número mágico que possa dizer que é um bom score. Isso depende da empresa para a qual você vai pedir crédito. Há muitas que só aceitam como cliente quem tem mais de 500 pontos.

Por outro lado, tem outras que estão mais preocupadas com a renda e aceitam scores menores. Há ainda bancos que querem uma pontuação mais alta e tempo de relacionamento.

Ou seja, cada instituição financeira tem as próprias regras para dar ou não crédito. Existem até mesmo empresas que fazem empréstimo para negativado.

Mais sobre Score

Como Aumentar o Score Urgente? [Passo a Passo]

Score Baixo? Saiba Como Resolver Online!

Diferença entre Score Serasa e Boa Vista

CPF na Nota Aumenta o Score? Entenda Melhor

Cadastro Positivo Aumenta o Score?

Cartão com Score Baixo: Como Solicitar?

Como consultar o score de crédito?

É possível consultar o score grátis nos principais bureaus de crédito do Brasil: Serasa e Boa Vista SCPC. A consulta ao Score da Serasa é feita no site serasascore.com.br

Já o da Boa VIsta fica no consumidorpositivo.com.br. Nos dois casos, você precisará fazer um cadastro se for a primeira consulta.

Para uma volta ao site, basta informar o CPF e a senha que você criou. Qualquer uma das pontuações é gratuita e você pode verificar o CPF quantas vezes quiser. Já a consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é pago e custa, hoje em dia, R$ 9,90.

Agora não tem desculpa, né? Já sabe muito bem o que é score, de onde surgiu, do que se alimenta. Dá até pra fazer um Globo Repórter dele, certo? Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais.