Muitas pessoas já passaram pela situação de pedir um empréstimo, um crediário ou um cartão de loja e ser negado por causa do tal do score de crédito, certo?

Quando isso acontece, é comum que o atendente diga que a sua pontuação não foi aprovada.

Ou que seu score de não é bom. Mas o que é score de crédito?

Se sua resposta foi “Nunca nem vi!”, fique tranquilo. Depois do que vamos te mostrar, você vai saber exatamente do que se trata e – o melhor – vai saber do que ele é feito e como consultar o seu!

 

O que é score de crédito?

Nazaré pensando no score de crédito

Ele é muito conhecido como score de crédito ou score do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
É uma pontuação que, em geral, vai de 0 a 1.000.

Indica quais as chances de você pagar suas contas em dia nos próximos meses.
Demonstra a sua relação com o mercado de crédito, seja empréstimo, financiamento, crediário ou cartão.

Quanto maior o score do CPF, maior a chance de ficar no azul e não dever nada para ninguém. Se a sua pontuação estiver abaixo de 300 pontos, seu risco de ficar inadimplente é alto.

Entre 300 e 700 pontos, o risco é médio. Já para quem tem score de 700 para cima, o risco é baixo. Saiba como aumentar o seu score.

 

O que é score bancário?

Esse e outro nome do score de crédito. Não é muito comum, mas em alguns lugares você pode ouvir esse termo.

Ele existe porque, em grande parte, o score é uma forma de os bancos como Itaú, Caixa, Santander, Banco do Brasil e outros avaliarem os clientes.

As instituições financeiras são as que mais usam a pontuação do CPF para tomar as decisões de crédito.

Conheça mais sobre o score do Itaú

Imagina que alguém te pede um dinheiro emprestado. Não é um parente nem amigo. É uma pessoa que você acabou de conhecer. Como você decide se empresta ou não o dinheiro?

Uma forma de tomar essa decisão é avaliar as chances de receber o dinheiro de volta ou tomar um calote. Para isso foi criado o score de crédito.

 

Quem inventou o score?

As formas de tentar avaliar o risco de um empréstimo existem, basicamente, desde a criação dos bancos. Isso aconteceu há centenas de anos.

O problema é que, antigamente, essa avaliação era feita com base no nome da pessoa na praça e no relacionamento com o banco.

Score einstein

Foi só nos anos 50, que dois americanos criaram um sistema imparcial e padronizado para avaliar o crédito.

O engenheiro Bill Fair e o matemático Earl Isaac fundaram a empresa Fair, Isaac e Companhia (FICO). As bases do que eles criaram são usadas até hoje pelos maiores bureaus de crédito do mundo.

 

Quais informações compõem o score de crédito?

O score pode variar de uma empresa para a outra e também pode mudar conforme a disponibilidade dos dados. Mas de uma forma geral, as informações usadas para calcular o score são:

  • Histórico de pagamento
    Você tem alguma dívida negativada? Cheque sem fundo no mercado? Protesto em cartório? Ações Judiciais? E participação em falência? Todas essas perguntas fazem parte do seu histórico de pagamento. Se você respondeu sim para qualquer uma delas, isso pode ter causado a queda da sua pontuação.
  • Uso de crédito e pontualidade
    Você tem cartão ou financiamento, e paga a fatura completa e as parcelas sempre em dia? Isso é bom para o score.
  • Atualização dos dados nos birôs de crédito
    Crédito é confiança. Para aumentar a confiança, seus dados devem estar sempre atualizados em birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista SCPC.
  • Busca por crédito
    Quantas vezes você pediu crédito nos últimos tempos? Pense direitinho. Quantos pedidos de cartão de loja? E os empréstimos pessoais? Crediários? Tudo isso, se for feito de forma desesperada pode prejudicar sua pontuação.

 

Como o score é calculado?

A pontuação leva em consideração o peso, a importância de cada uma das informações acima para fazer uma estimativa.

Por exemplo, uma negativação no nome é mais importante que um dado não tão atualizado. Isso quer dizer que ter uma dívida no CPF derruba mais o seu score do que não fazer a atualização das informações.

Mas se você mantém bons hábitos em relação ao crédito seu score tende a subir. Esses hábitos são, por exemplo, pagar as contas em dia, não estar com nome sujo e ter os dados atualizados.

 

Qual o valor bom do score?

Hoje, no Brasil, não existe um número mágico que possa dizer que é um bom score. Isso depende da empresa para a qual você vai pedir crédito. Há muitas que só aceitam como cliente quem tem mais de 500 pontos.

Por outro lado, tem outras que estão mais preocupadas com a renda e aceitam scores menores. Há ainda bancos que querem uma pontuação mais alta e tempo de relacionamento.

Ou seja, cada instituição financeira tem as próprias regras para dar ou não crédito. Existem até mesmo empresas que fazem empréstimo para negativado.

 

Como consultar o score de crédito?

É possível consultar o score grátis nos principais bureaus de crédito do Brasil: Serasa e Boa Vista SCPC. A consulta ao Score da Serasa é feita no site serasascore.com.br

Já o da Boa VIsta fica no consumidorpositivo.com.br. Nos dois casos, você precisará fazer um cadastro se for a primeira consulta.

Para uma volta ao site, basta informar o CPF e a senha que você criou. Qualquer uma das pontuações é gratuita e você pode verificar o CPF quantas vezes quiser. Já a consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é pago e custa, hoje em dia, R$ 9,90.

Agora não tem desculpa, né? Já sabe muito bem o que é score, de onde surgiu, do que se alimenta. Dá até pra fazer um Globo Repórter dele, certo? Se gostou do conteúdo, compartilhe nas redes sociais.