Você tentou fazer um cartão de crédito e foi negado porque está com score baixo. Ou seu problema não foi o cartão, mas um empréstimo ou crediário em loja?

Seja qual for o caso, ter a pontuação do CPF (Score) baixa é um dos grandes obstáculos para conseguir crédito. Vamos explicar passo a passo para resolver esse problema.

 

Como resolver score com pontuação baixa?

Não importa qual órgão de proteção ao crédito você vai consultar. Ter um score abaixo de 300 no CPF quer dizer ter problemas com dívidas e maior risco de crédito. Isso significa que se você tem alto risco de não pagar uma conta, o banco não vai te emprestar dinheiro. Então, o caminho para resolver o problema é seguir os passos abaixo.

  1. Limpe seu nome! Para bancos e financeiras, quem está devendo uma conta tem mais chances de não pagar outras dívidas.
  2. Pague mesmo as contas caducadas. Essas dívidas saem do seu nome, mas continuam existindo para os credores.
  3. Atualize seus dados cadastrais (endereço e telefone) na Serasa e no SCPC. Ao consultar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, o banco ou loja verá seus dados. Se eles forem iguais, ela terá mais confiança. E confiança é o ingrediente principal do crédito.
  4. Coloque contas de água, luz, gás e telefone fixo no seu CPF. E – claro – pague sempre em dia. Elas serão contadas no Cadastro Positivo, seu currículo de pagamentos. Com a pontualidade no pagamento, você será considerado um bom pagador e seu score vai subir.
  5. Nunca use serviços que cobram para aumentar o Score. Isso é um golpe e você perderá dinheiro.

 

O que é score baixo?

O Score do CPF é uma pontuação que vai de zero a mil. Ela serve para indicar quais as chances de uma pessoa pagar as contas em dia ou ficar inadimplente.

Quem tem a pontuação de crédito baixa, geralmente, é quem paga as contas em atraso ou dá calote.

Para os principais órgãos de proteção ao crédito, uma pontuação baixa é aquela entre zero e 300 pontos.

 

Quanto é uma pontuação baixa na Serasa?

Ter a pontuação do CPF menor do que 300 significa que o score é baixo na Serasa. Isso porque, segundo a empresa, alguém com essa pontuação tem mais do que 80% de chance de atrasar as contas.

 

Quanto é um score baixo na Boa Vista SCPC?

A Boa Vista SCPC não define de forma direta o que seria um score considerado baixo. Mas é possível saber pelas cores apresentadas no site que abaixo de 500 pontos não é tão bom. E que menor do que 300 tem mais risco e também é um score baixo na Boa Vista SCPC.

 

Como saber se meu score está baixo?

O único caminho para saber como está a sua pontuação do CPF é consultar o seu nome. Você pode fazer isso de graça tanto na Serasa como na Boa Vista SCPC.

Na Serasa 

  1. Acesse o site serasascore.com.br
  2. Clique em ‘Consultar Grátis’
  3. Digite seu CPF e senha. 
    1. Se for a primeira visita, clique em CADASTRAR. Preencha os dados (CPF, Nome completo, Data de nascimento, e-mail e senha) e clique em “Declaro que li e aceito os Termos”.
  4. Pronto! A pontuação do score aparecerá na sua tela.

Na Boa Vista SCPC

  1. Acesse consumidorpositivo.com.br
  2. Digite seu CPF e clique em ‘Consulte já’
  3. Se você já for cadastrado, basta informar o e-mail e senha.
    1. Se ainda não tem cadastro, inclua um e-mail, crie uma senha e informe o nome completo, CPF, data de nascimento e um celular. Depois clique em “Concordo com os termos de uso”.
  4. É isso! O Score é informado imediatamente para você.

É possível pagar para aumentar o score?

Não! Conforme explicamos no passo a passo, quem diz que consegue aumentar o score dos outros é um golpista. A pontuação é dinâmica e só se modifica quando existe uma mudança no comportamento.

Então, não caia em golpes e não rasgue dinheiro. Só você mesmo consegue mudar seu score, ao seguir o passo a passo que informamos.

Com score muito baixo, o cartão de crédito, crediário e financiamento ficam mais distantes.

Mas com todas as dicas que você viu aqui, fica mais fácil resolver essa situação, aumentar seu score e voltar a ter crédito. Se gostou das dicas, compartilhe essa página com os amigos.